Este vinho, produzido pela Bodegas Carrau na região de Cerro Chapeu no Uruguai, mostra o resultado de anos de experiência e pioneirismo. Vinho top da vinícola de Javier Carrau, sendo o seu nome, um tributo a Don Francisco Carrau Amat (1790-1860). O vinho é elaborado com as melhores uvas Tannat, colhidas manualmente, com uma produção não superior a 50hls/ha.
O excelente amadurecimento das uvas dá ao vinho grande concentração de frutas, sendo a fermentação realizada em tanques com a parte superior aberta, sendo a mesma concluída em barris de carvalho novos, 50% deles de origem francesa e 50% americana. Permanece de 16 a 20 meses em barril e então é engarrafado sem filtragem, permanecendo mais um ano na garrafa até ser liberado ao mercado.
Na degustação
Em 2007 foi eleito pela revista Wine Spectator o melhor tannat do mundo.
Na degustação, o AMAT apresentou cor intensa, aromas ricos de frutas vermelhas maduras e ameixa. A madeira lhe proporcionou sabores complexos, além do coco e tabaco. Na boca, realmente é um grande vinho. Estrutura firme e taninos finos lhe proporcionam elegância e persistência. Um vinho ideal para quaisquer tipos de carnes e frios, além de acompanhar perfeitamente pratos que levam pimenta.
Segundo nosso confrade Massao T. Uechi, você vai se deliciar ao prová-lo com um Filet aux poivre vert.
Este vinho, que possui 14% de teor alcoólico, aceita muito bem a guarda, apesar de não necessária, e deve ser servido a 18ºC.
Dica: Enquanto algumas de suas safras são excelentes, outras deixam a desejar. Procure as melhores safras antes de adquirir muitas garrafas!
____
Texto de Maicon F. Santos.
Deixe um comentário