O estado do Oregon localiza-se ao norte do estado da Califórnia e ao sul do estado de Washington. Suas regiões vinícolas se estendem pelos vales formados entre a Cordilheira Costeira e os Montes das Cascatas.
A indústria vitivinícola do Oregon só surgiu a partir de 1960, com a segunda onda de produtores de vinho americano.
Alguns produtores insatisfeitos com seus resultados na Califórnia e buscando alternativas para se fazer um vinho mais elegante e de estilo europeu, decidiram explorar o potencial de alguns vales do Oregon. Paralelamente a isso, a Califórnia e a Universidade de Davis só estavam interessados em produzir vinhos quentes, potentes e alcoólicos em propriedades/empresas enormes. Tinham que ser grandes empreendimentos com grandes estruturas.
Alguns alunos tinham outra visão, eles queriam fazer vinho em pequenas propriedades, vinhos delicados, vinhos com as próprias mãos. Mais uma vez, o Oregon era a resposta.
Principais Regiões
O estado do Oregon pode ser dividido em três grandes regiões produtoras: Willamette Valley, Umpqua Valley e Rogue Valley.
A melhor e mais destacada região é Willamette Valley, que se estende desde o sul da cidade de Portland até a cidade de Eugene. O clima é frio e úmido, as vinhas estão plantadas nas encostas e tem orientação sul/sudeste. O solo é vulcânico com presença de ferro.
Principais Uvas
O Oregon é a verdadeira terra da Pinot Noir nos Estados Unidos. Seus vinhos são mais elegantes e delicados que seus semelhantes californianos. Vários produtores franceses da Borgonha se interessaram em cultivar a Pinot Noir nessa região. Hoje em dia, podemos encontrar inúmeros empreendimentos franco-americanos ou franceses apenas. O melhor exemplo é o Domaine Drouhin.
Outras variedades cultivadas são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Zinfandel, Chardonnay, Riesling, Sauvignon Blanc, Gewürztraminer e, recentemente, Pinot Gris.
Deixe um comentário