Esta empresa dispõe de 12 hectares de vinho instalada nas encostas suaves expostas ao sul em solos definidores de um distinto terroir.

No encepamento constituído exclusivamente por castas tintas alentejanas, predominam a Trincadeira e o Aragonez. Os proprietários apostaram na qualidade e não pretendem aumentar a produção que atinge no máximo 60.000 garrafas/ano. Sem dúvida, o Monte do Pintor é um dos menores e melhores produtores do Alentejo.

O primeiro vinho foi elaborado na vindima de 1.993. A adega, estrategicamente construída no meio das vinhas, é moderna e está bem equipada. Para manter uma baixa amplitude térmica e ter boas condições para o envelhecimento dos vinhos, à adega é subterrânea. As garrafas têm uma apresentação muito cuidadosa , com o rótulo de autoria do escultor João Cutileiro.

Tereza Saragga Leal, sócia e motor da empresa é apaixonada pelo Brasil, tendo participado de várias feiras e degustações em diversas cidades brasileiras. Aproximadamente 15% da produção do Monte do Pintor é exportada para o Brasil.