Charutos

Charutos

Você já teve vontade de experimentar um bom charuto e ficou com vergonha de cometer algum erro em público?

Fumar charuto pode parecer uma tarefa bastante complicada, mas posso afirmar que as dificuldades aparentes vêm simplesmente da impressão que os apreciadores mais experientes passam.

Agir com simplicidade e naturalidade é a melhor maneira de não fugir das regras.

Vamos falar um pouco sobre como cortar, acender e apagar o charuto. Muitas pessoas perguntam por que os charutos não vêm cortados?

Na realidade eles não vêm cortados para que não se desenrolem ou se deformem antes mesmo de serem vendidos. Os apreciadores dizem o seguinte: “o que seria do ritual de fumar charuto se cortássemos uma parte dele?”.

Para cortar o charuto, você pode escolher entre a guilhotina, o furador (também conhecido como bala) ou uma tesoura específica para charutos.
O que pode deixar o charuto bastante diferente é o furador, que por deixar um buraco pequeno na cabeça do charuto, concentra a fumaça deixando-o mais forte. A tesoura requer um pouco mais de habilidade e no caso da guilhotina, o ideal é dar preferência pelas de laminas duplas, que evitam rasgar a capa ou esmagar o charuto. A dica é, conheça os métodos e faça a sua escolha.

Para acender, a dica é não usar algo que não transmita gosto ao charuto, isqueiros a fluido e velas deixam gosto desagradável. Use isqueiros comuns a gás ou fósforos longos, neste caso espere queimar a pólvora para que ela não transmita gosto ruim para o charuto. O isqueiro do tipo maçarico é a melhor opção, pela facilidade de deixar o charuto aceso por igual. Sopre sobre a brasa para verificar se ele acendeu de forma regular e corrija caso tenha ficado alguma parte apagada. Isto é importante para ele queimar por igual.

Na hora de apagar, basta colocá-lo no cinzeiro. Ele irá se apagar em pouco tempo.
Deixe-o apagar sozinho, não o esmague como se fosse um cigarro.


Por: Maicon F. Santos