Como nem todos os vinhos podem envelhecer ou são feitos para envelhecer em garrafas, antes de decidir se devemos manter uma garrafa guardada por muito tempo é importante observarmos alguns pontos importantes.

Tome nota destas dicas:

Os vinhos precisam de um lugar com paz e tranquilidade para evoluir com o tempo. São exatamente como nós, os seres humanos, quando queremos descansar.

O Lugar

Foto: Adega do confrade Ueli

Foto: Adega do confrade Ueli

O melhor lugar para isto é onde não existe mudança abrupta na temperatura, onde não há umidade excessiva e sem poluição sonora ou repentinos movimentos.

A Posição das Garrafas

A melhor posição para uma garrafa é deitada. Desta forma, a rolha estará sempre em contato com o vinho, evitando o ressecamento, que poderia causar uma entrada excessiva de ar na garrafa oxidando o vinho rapidamente.

Temperatura

O mais importante é manter a temperatura do local de armazenamento sempre constante, pois qualquer alteração na temperatura causa a expansão ou contração do líquido, podendo fazer com que a rolha se mova e o vinho seja perdido.

A temperatura ideal é entre 16ºC e 17ºC. Neste nível o vinho evolui de forma mais lenta e melhor.

A umidade ideal é de cerca de 70%. Se o ambiente for muito seco, poderá causar o ressecamento da rolha deixando o vinho vazar e se a umidade for muito alta poderá propiciar o surgimento de bolor na rolha, estragando o vinho.

Iluminação

Vinhos preferem ambientes escuros. A exposição solar fazem os vinhos tintos perderem sua intensidade de cor, enquanto os brancos adquirem um amarelado e tons dourados. Escolha armários bem fechados ou espaços sem janelas.

Lembrem-se: os vinhos detestam a luz como os morcegos detestam a luz solar. A iluminação nas lojas de vinhos deveria ser a menor possível.

Seja cauteloso quando for comprar seu próximo vinho!
____
Do original “How to store a wine properly” de H. Ueli Leutwyler.
Traduzido por Maicon F. Santos.