O mercado nacional acaba de receber o vinho super premium RAR, produto resultante de um trabalho conjunto entre o empresário Raul Anselmo Randon e a Vinícola Miolo. O lançamento marca o início de uma parceria que visou unir forças em busca da elaboração de um produto especial para cair no gosto dos brasileiros e dos consumidores de fora do País.

O vinho é feito com uvas cabernet sauvignon e merlot cultivadas nos vinhedos de Raul Anselmo Randon, localizados na região dos Campos de Cima da Serra, um dos pontos mais elevados do Estado do RS, com cerca de mil metros. “Esta altitude proporciona um clima frio que faz com que haja uma grande diferença de temperaturas entre o dia e a noite, propiciando uma maturação lenta das uvas com uma alta concentração de cor e taninos”, afirma o enólogo Adriano Miolo.

Depois de colhidas, as uvas seguem para cantina da Miolo, no Vale dos Vinhedos, onde o vinho é elaborado e envelhecido em barricas de carvalho americano por aproximadamente um ano. Logo, é engarrafado e permanece mais um ano envelhecendo na própria garrafa nas caves subterrâneas da Miolo.

Antes mesmo de chegar ao mercado, o RAR recebeu Grande Medalha de Ouro no concurso de vinhos finos Hyatt Wine Awards, etapa nacional do Concurso Mundial de Vinhos de Bruxelas, realizado dia 3 de maio no Hotel Hyatt, em São Paulo.

A parceria Randon – Miolo

Em 2000, Randon procurou por Adriano Miolo e manifestou a vontade de investir na produção de uvas viniferas. Nesse momento, a parceria começou a se delinear. Adriano deixou Randon ainda mais entusiasmado ao comentar sobre o potencial dos Campos de Cima da Serra de produzir uvas de alta qualidade.

Sob a assessoria da Miolo, Randon importou mudas da França e partiu para o plantio de 4 hectares. A primeira colheita foi em 2002, que originou este primeiro vinho. As uvas colhidas em 2003 e 2004 já estão em estágio de envelhecimento nas barricas de carvalho da vinícola.

Antes mesmo de o vinho chegar ao mercado, Randon decidiu expandir sua produção ao plantar mais 12 hectares de uvas cabernet sauvignon e merlot. “Serão mais de cem mil garrafas em 2006”, afirma Randon.

RAR é fruto de um sonho do Sr. Raul A. Randon, que sempre teve vontade de produzir seu próprio vinho. Primeiro, ele implantou mudas certificadas e cultivou seus vinhedos na Região de Campos de Cima da Serra. Depois, passou para a Família Miolo a responsabilidade de elaborar o seu vinho. O resultado você pode degustar. Quem conhece a história do Sr. Randon já sabe que é mais um produto de sucesso.

Este vinho foi elaborado com uvas das variedades Cabernet Sauvignon (60%) e Merlot (40%) provenientes de vinhedos de Raul A. Randon da região dos Campos de Cima da Serra – Muitos Capões – RS. Esta região caracteriza-se por possuir uma altitude de 1.000m, o que lhe confere um dos climas mais frios do Estado do RS, proporcionando às uvas características diferenciadas das outras regiões e à Miolo a oportunidade de trabalhar mais um terroir.

Degustação: Vinho de guarda, com estrutura para suportar vários anos de envelhecimento.

Notas de Prova: Cor: Intensa com alta concentração de pigmentos, com tonalidades que vão do rubi ao púrpura com leve evolução. Aroma: Intenso e complexo, com presença da fruta e da madeira (carvalho) do envelhecimento.

Descritores do aroma: Eucalipto, Especiarias, Cassis, Trufas, Passas, Cacau

Exame Gustativo: Vinho potente, de corpo intenso com taninos ainda bem presentes que deixa um final de boca bem prolongado.

Envelhecimento em Barricas: Os vinhos são envelhecidos em barricas novas de carvalho americano, separadamente o Cabernet Sauvignon do Merlot, por um período de 8 a 10 meses. Depois é realizado o corte e logo o vinho é engarrafado.

Envelhecimento na Garrafa: Após o engarrafamento o vinho permanece envelhecendo na própria garrafa nas caves subterrâneas da Miolo por mais um ano com o mínimo antes de ser comercializado.

Serviço: A temperatura ideal para servir fica entre 16º e 18ºC. Para melhor apreciar suas características, aconselha-se dacantá-lo uma hora antes de servir. Esse tempo irá maximizar seu Bouquet.

Harmonização: Acompanha pratos de textura rica, como carnes suculentas e grelhados em geral, cordeiro ou cabrito, javali, picanha, massas com molhos de cogumelos, trufados, risotos, acompanha desde lingüiças e lasanhas a ensopado de carne com ervas. Pode também acompanhar porco com guarnições doces, pato e ganso, acompanha também queijo como gran formaggio.

Preço: R$ 53,00